FacebookTwitterBlog(19) 3253-4125 / (19) 3255-4517

O que queremos celebrar?


Aniversários

Os aniversários representam a comemoração da vida que se desenvolve e se renova, que é compartilhada no cotidiano da escola e da família. As crianças protagonizam as decisões e realizações dos preparativos de forma que as escolhas estéticas representem a ética do significado da confraternização, do convite à participação e do respeito à vida. No dia do aniversário de cada criança, ela tem a  possibilidade de escolher e compartilhar com o grupo alguma brincadeira ou contexto investigativo. Registramos essa experiência no formato de uma mini-história e entregamos para ela levar consigo para casa. Mensalmente fazemos uma confraternização coletiva do grupo com a participação dos  familiares das crianças aniversariantes daquele mês na hora do lanche no período pedagógico (em fevereiro comemoramos também os aniversariantes de janeiro, em agosto também os de julho e em novembro também os de dezembro). O grupo deve ter protagonismo nas decisões e realizações dos preparativos: decoração do espaço, enfeite do bolo, organização da mesa etc.

Infância

Comemoramos a infância a cada olhar, a cada escuta, a cada encontro, a cada fronteira estabelecida com ou por ela, a cada espaço e material pensado para a criança. Não vemos sentido em comemorar na escola o “dia da criança” em outubro como uma data que associa a infância ao consumo - à necessidade de presentear a criança. Aproveitamos, assim, a oportunidade de refletir sobre a infância, da necessidade do brincar à capacidade da criança de criar, produzir e não apenas receber, mas também dar, bem como a importância das relações. Assim, participamos do Projeto Presença em que cada criança cria um personagem e, com o anteparo da família, o transforma em boneco de pano, depois trocando-o com outras crianças em um encontro público que dê visibilidade à habitação da infância na comunidade/cidade.

Família

As famílias são o contexto mais influente, pela sua condição íntima, para o desenvolvimento afetivo e cognitivo das crianças. Na diversidade de pontos de vista, de estilos de vida, de cultura, de configurações, de escolhas éticas, políticas e religiosas, elas são portadoras de recursos e habilidades necessários à renovação da escola dando continuidade e fazendo crescer a comunidade de vivências educativas das crianças. Sabemos que reconhecer, portanto, o valor da família está muito além de comemorá-las em datas de calendário universais que as associam ao consumo. Além de um cotidiano de participações das famílias da escola, desenvolvemos dois projetos junto às crianças de reconhecimento de sentidos da família, um no primeiro semestre e outro no segundo. Cada criança faz uma produção que simbolize o reconhecimento, a gratidão, o valor da família, nos seus próprios significados: o que é família? como é a sua família? o que a sua família faz por/para você?

Produções de conhecimento das crianças

As Mostras Pedagógicas: dão visibilidade às narrativas de processos de aprendizado das crianças em relação: entre elas mesmas, com os adultos e com os seus sujeitos de pesquisa. Elas acontecem semestralmente.

Cultura ou manifestações tradicionais populares

Temos dois encontros que celebram a cultura em comunidade: o Encontro Cultural no final do primeiro semestre e a Festa de Encerramento no final do ano pedagógico. No Encontro Cultural, as famílias da escola organizam e protagonizam junto com as crianças e a escola diversas oficinas e apresentações que representem o costume, o conhecimento e a arte produzida em nossa comunidade, acolhendo a convivência. A Festa de Encerramento celebra um ano de investigações, descobertas e construções de sentido, relações e conhecimentos da comunidade escolar. As crianças fazem uma apresentação cênica, em movimentos livres, com os contextos e as linguagens expressivas mais relevantes em seus processos ao longo do ano, embaladas por músicas criadas a partir do repertório de experiências e pesquisas dos grupos.

 

THEMAeducando
THEMA Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Endereço THEMAeducando Rua Piedade, 185 - Chácara da Barra
Campinas - SP - CEP: 13.090-749
Email THEMAeducandothemaeducando@themaeducando.com.br

Telefone THEMAeducando3253-4125 / 3255-4517
Sonho que se sonha junto é realidade.